Iluminismo:
Introdução:
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
As ideias iluministas:
Os pensadores que defendiam essas ideias acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam e evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Século das Luzes:
A apogeu desse movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como século das luxes. O iluminismo foi mais intenso na frança, onde influenciou a Revolução francesa através de seu lema: Liberdade, iqualdade e Fraternodade. Tambem teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iquais o todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as impodições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
Os burgueses foram os principais interessados nesta Filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuiam não tinham poder em questões políticas devido a forma de participação limitada. Naquele período o Antigo Regime ainda vigorava na frança, e, neta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.
Liberalismo:
Definição:
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresena como ponto principal a deesa da liberdade política e econômica. Nesse sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
O pensamento liberal teve sua origem na século XVIII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Podemos citar como princípios Básicos do Liberalismo:
- defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Minima particapação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito)
Videos:
Absolutismo e Mercantilismo:
Parte 1
Parte 2
Independência dos EUA:
Slide Feito por professores:
Antigo Regime:
http://www.slideshare.net/batistarato/o-antigo-regime-1132621
Independência dos EUA:
http://www.slideshare.net/Kleison1993/independencia-dos-estados-unidos
Revolução Inglesa:
http://www.slideshare.net/Marlui/revoluo-inglesa
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário